Nossos cursos
Há 40 anos a Camerati desenvolve o ensino de música nas seguintes áreas:
![](https://c120cb9b95.clvaw-cdnwnd.com/7e2de75cc59a21dcc6cc6c5f285bc089/200000057-c6c77c7c17/Vini%20e%20Leo%202%20.jpeg?ph=c120cb9b95)
Musicalização Infantil
Crianças a partir de 3 anos
Explora a dinâmica criativa da criança, oferecendo novas possibilidades para o desenvolvimento de seu universo perceptivo e inventivo. A partir de estratégias lúdicas, bem como a exploração de instrumentos e objetos sonoros, interpretação de sons, cantos e brincadeiras, a criança passa a ter acesso ao desenvolvimento da musicalidade. Reunimos grupos de crianças que durante uma hora por semana fazem música e experimentam diversos instrumentos e objetos sonoros: Percussões, flautas, violão, piano, teclado, xilofones, metalofones entre outros.
![](https://c120cb9b95.clvaw-cdnwnd.com/7e2de75cc59a21dcc6cc6c5f285bc089/200000056-83671845f6/Luana%208%20.jpeg?ph=c120cb9b95)
Canto
Utiliza técnicas básicas de respiração, vocalizes, exercícios de ressonância, relaxamento e postura corporal. Alia conhecimentos adquiridos com fonoaudiólogos, cantores da área popular e erudita, com enfoque principal para a música popular e o jazz. Estimula o aluno a descobrir e gostar de sua voz além de explorá-la em seus recursos e limites, garantindo acima de tudo a saúde vocal do aluno/cantor.
Desenvolve técnicas do uso de microfones e interpretação. O aluno é estimulado a participar de gravações e apresentações que complementarão a sua formação, queira ele se profissionalizar ou não.
![](https://c120cb9b95.clvaw-cdnwnd.com/7e2de75cc59a21dcc6cc6c5f285bc089/200000058-7b95b7c90b/Coral%2015%20.jpeg?ph=c120cb9b95)
Coral
Cantar em grupo é uma experiência coletiva que gera sensações individuais, mas o fato de pessoas se reunirem para fazê-lo tem um valor comunitário enorme. É um exercício de humildade! O grupo trabalha para que as várias vozes se juntem formando uma outra voz - "a voz desse grupo vocal", "a voz desse Coral". Em italiano "Camerati" quer dizer "reunião de pessoas com um mesmo interesse", no nosso caso: Cantar. Durante os ensaios são desenvolvidos princípios básicos de respiração, aquecimento corporal e vocal, além do canto de repertório variado e em diversas línguas. O Coral Camerati tem se apresentado em diversos lugares em concertos individuais ou junto a outros grupos vocais e instrumentais, como: coral do "Atelier Trois Tambours" , cantando em Francês e Português em Paris e no Brasil, "Coro Voar" de Bauru entre outros. O processo de cantar em grupo se concretiza nas apresentações onde experimentamos outras habilidades essenciais: expressão de sentimentos, controle de sua própria voz em função da qualidade vocal do grupo, disciplina interna, etc....
![](https://c120cb9b95.clvaw-cdnwnd.com/7e2de75cc59a21dcc6cc6c5f285bc089/200000059-19eeb1ae6d/Gabriel%206%20.jpeg?ph=c120cb9b95)
Violão, Guitarra e Baixo
São cursos distintos, mas que seguem um mesmo princípio: aliam prática e teoria. Este é o princípio básico que norteia todo o trabalho com instrumentos dentro da Camerati. Os dois instrumentos tem semelhanças e também muitas diferenças, por isso temos professores de violão e professores de Guitarra, são dois cursos diferentes Desde a primeira aula o aluno é convidado a tocar o instrumento e aos poucos também é apresentado à linguagem teórico musical. O repertório tocado vai sendo construído e ampliado com a ajuda do professor. O material didático é fornecido ao aluno aula a aula de acordo com seu desenvolvimento.
![](https://c120cb9b95.clvaw-cdnwnd.com/7e2de75cc59a21dcc6cc6c5f285bc089/200000063-18b1519ac0/WhatsApp%20Image%202019-05-30%20at%2013.30.21.jpeg?ph=c120cb9b95)
Piano
A técnica básica de postura e de digitação dos dedos, bem como a coordenação das duas mãos formam o alicerce do nosso trabalho. A partir do contato com a música e o instrumento, a teoria e sua a simbologia vão construindo o conhecimento do aluno. A introdução a improvisação e o estímulo para formar um aluno criativo permeiam todo nosso fazer musical.
![](https://c120cb9b95.clvaw-cdnwnd.com/7e2de75cc59a21dcc6cc6c5f285bc089/200000060-3a2b03b2ee/WhatsApp%20Image%202019-04-10%20at%2016.12.36.jpeg?ph=c120cb9b95)
Ukulele
O ukulele, um instrumento musical havaiano de cordas beliscadas, geralmente com 4 cordas de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono, entre outros.
Desenvolve a percepção musical, interpretação, a técnica e o sincronismo de ambas as mãos ao tocar o instrumento.
O aluno é estimulado a participar de gravações e apresentações que complementarão a sua formação, queira ele se profissionalizar ou não.
![](https://c120cb9b95.clvaw-cdnwnd.com/7e2de75cc59a21dcc6cc6c5f285bc089/200000062-5b1915c11c/Harpa%20Louise.jpeg?ph=c120cb9b95)
Harpa
A harpa é um dos instrumentos mais antigos da história da música. Conhecido por seu formato
e sonoridade singulares, a harpa evoluiu e disseminou-se ao longo dos séculos, tornando-se um
instrumento cada vez mais comum nas orquestras e conjuntos camerísticos.
As aulas são primeiramente direcionadas para aprender a técnica, paralelamente com a leitura,
interpretação musical e noções sobre afinação e manutenção do instrumento.
Nunca é tarde para aprender harpa, o requisito principal, será sua vontade de aprender.
![](https://c120cb9b95.clvaw-cdnwnd.com/7e2de75cc59a21dcc6cc6c5f285bc089/200000064-e2d4be3d02/WhatsApp%20Image%202019-05-30%20at%2013.32.13.jpeg?ph=c120cb9b95)
Bateria
Tocar bateria desenvolve a coordenação motora geral e potencializa o aprendizado de maneira diferente em várias faixas etárias em diversas áreas de conhecimento como por exemplo, matemática, artes, ciência e história. De maneira direta, identificamos que o estudo de bateria auxilia no aprendizado de questões matemáticas. Por exemplo, crianças pequenas podem aprender a contar utilizando a contagem básica e a contagem dos ciclos de tempo (1, 2, 3, 4, - 1, 2, 3, 4) e para crianças um pouco maiores e adolescentes o instrumento pode ajudar a entender sobre frações, divisões, subdivisões e intervalos. Sobre o método de ensino:
- Introduz o instrumento e a postura correta ao tocar através de exercícios para desenvolvimento de técnica e independência de mãos e pés, bem como: leitura de partitura, rudimentos, improviso, viradas, ritmos, marcação com os pés, estudo de Acentos e condução.