Sobre nossa escola
A música e a arte em geral são essenciais na vida de todas as pessoas, além de agregar, fazem brotar sentimentos e reflexões, desenvolvem a disciplina interna, a percepção auditiva, a memória e ainda ajudam a socializar. É pensando em todos esses aspectos que a Camerati Casa de Cultura existe no cenário cultural de São Paulo utilizando a música como centro de outras atividades artísticas há mais de 30 anos.
O que é a Camerati?
Foi criada em 1985, por Mônica Marsola e Cláudio Lucci e recebeu esse nome pois essa palavra carrega dois significados: em italiano "Camerati" quer dizer "reunião de pessoas com um mesmo interesse" e também lembra o termo "Camerata" ligado à música. Escolhemos chamá-lo de "Casa", pois a ideia é que as pessoas envolvidas sintam-se em família, acolhidas com seus talentos e dificuldades independentemente de virem se tornar artistas ou não. Estamos acostumados a associar Arte e Cultura ao lazer. À primeira vista realmente é esta a função básica que se destaca na manifestação artística. Porém se buscarmos a origem da arte, estas manifestações acompanham vários rituais na sociedade, envolvendo a integração das artes plásticas com música, dança, movimento, pintura, desenho, cerâmica, poesia...
Estas práticas desenvolvem: memória, concentração, coordenação motora, criatividade, integração social, percepção auditiva e espacial. Une o sensitivo ao intelectual. Favorece o crescimento individual e o processo de sociabilização. A Camerati é um espaço que acomoda várias atividades artísticas, privilegiando o ensino da música, para crianças e adultos.
É dirigido por Mônica Marsola: Violonista, Cantora, Compositora e Escritora.
O espaço é equipado com estúdio de Gravação Digital (Pró-Tools) e sala de ensaio para bandas, que também é utilizado pelos alunos para registrar o desenvolvimento do aprendizado através das gravações. Também oferece criação de Jingles, Arranjos, Trilhas, edições e elaboração de partituras. Desde 2017 se aliou ao Somarium - Corpo e Arte oferecendo e desenvolvendo atividades ligadas ao corpo: Pilates Studio e Solo, Dança Adulto e Infantil, The Naam5 Harmonyum Healing.
Vale a pena conhecer!
Conheça nosso time
Mônica Marsola
Diretora, Professora de Canto, Violão e Musicalização Infantil.
Atuando profissionalmente desde os dezessete anos, Mônica vem realizando na área musical diferentes atividades.
Em 1981 gravou o LP "São Quixote", ao lado de Claudio Lucci, com quem realizou também a gravação de diferentes jingles.
Compôs a trilha sonora das peças "Amar, verbo intransitivo" e "Retratos de Dorian Gray", dirigidas por Roberto Cordovani.
No período posterior a esses trabalhos participou de diferentes gravações e apresentações ligadas a outros artistas, como: Bocato, Fruto da Terra, Carlinhos Vieira, Chico Memória, etc., além de dar continuidade ao trabalho de criação e execução de Jingles e spots publicitários.
Em meados de 1995 participou de uma temporada em diferentes espaços culturais da cidade, apresentando-se ao violão, acompanhada pelo talentoso percussionista Ari Colares.
Neste período também concluiu a gravação do C.D. "Luz", com músicas de autoria própria e de outros compositores, como Júlio Bellodi, Filó Machado (que também assina a produção do CD) e Celso Machado, apresentando-se a partir daí com uma banda formada por músicos de primeira linha, como: João Cristal ( teclados ), André Renato.bateria), Duda Marsola (guitarra), Carolini Lucci (Vocais e dança), Sabá(Contrabaixo acústico ), além da própria ao violão.
A educação é mais uma de suas paixões e desde 1995 dirige a Camerati Casa de Cultura. Lançou os livros: "Canto uma Expressão" com Tutti Baê pela ed. Vitale, "E por falar em Tabuada" ed. Vitale e "Todo dia, Qualquer hora" com João Bianco, ed. Caramelo.
Atualmente prepara a gravação de um novo CD solo, cujo repertório inclui, além de suas composições de uma composição inédita de Johnny Alf, escolhida pelo próprio para ser interpretada por Mônica, que também reinventa de Chico Alves : "São Paulo Coração do Brasil " e espera o lançamento da "Coleção Musicanteando" ed. Eureka, 10 livros e 5 cds voltados à educação Musical de 1º ao 5º ano. Atua também como professora de Educação Musical no Liceu Pasteur desde 2013. Em 2018 participou da Equipe coordenada por Carlos Kater no projeto "A Música da gente".
Rafaela Lopes
Harpista e professora de Harpa
Iniciou seus estudos musicais aos 5 anos na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde participou do Coral Infantil da UFRJ, sob a regência de Maria José Chevitarese, atuando nas óperas La Boheme, Carmem, Turandot e Tosca, todas apresentadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Iniciou seus estudos em Harpa aos 9 anos, também na EM-UFRJ, onde realizou o curso Básico, Técnico e Graduação com a professora Wanda Eichbauer.
Participou de diversos festivais, tendo aulas com Marisela Gonzalez, Liuba Klevtzova, Helga Storck, Silvia Braga, Cristina Braga e Marcelo Penido.
Atualmente compõe o quadro de professores da Camerati Casa de Cultura.
Sabine Marien
Musicista e bailarina, educadora de música e dança.
Formada em flauta transversal pela Escola Municipal de Música de São Paulo (Fundação Theatro Municipal); bacharel e licenciada em dança pela Universidade Anhembi Morumbi; formada no Método Bertazzo de Reeducação do Movimento; estudou coordenação motora do bebê e reeducação postural na infância e adolescência com André Trindade; possui extensão universitária em Educação Musical pela Faculdade Cantareira. Ministrou aulas particulares de flauta transversal e flauta doce na Escola Waldorf Rudolf Steiner durante dez anos. Em 2010 atuou como bailarina convidada na Balangandança Cia. Atua como educadora de música na Escola de Dança de São Paulo (Fundação Theatro Municipal) desde 2011, participou como Educadora no curso opcional de dança da Escola Móbile (Projeto Abracadança) e na Camerati Escola de Música, na área de musicalização infantil.
Tony Félix
Baterista e professor de Bateria
Começou seus estudos aos 12 anos em Lorena/SP. Com 13 começou a tocar na igreja de seu bairro, fazia algumas apresentações com a escola de música e montou sua primeira banda onde fazia alguns shows pela região do Vale do Paraíba. Em 2007 se mudou para a capital com a banda Fake Number, onde teve grande ascensão no cenário Pop Rock, posteriormente assinando com a Universal Music e sua label Arsenal Music. Gravou um disco com produção de Rick Bonadio, Lampadinha, Paulo Anhaia e engenharia de som com Giu Daga. De 2008 a 2010 estudou no conservatório Souza Lima com o renomado baterista Fernando Baggio. Estudou com Christiano Rocha no Instituto de Bateria Vera Figueiredo, onde somou as brasilidades e ritmos latinos para sua musicalidade. Com 30 anos, já coleciona experiências com as bandas Fake Number, Maliboo, SuperToy, FLY, DZ6 e com os cantores Wanessa Camargo, Rhossi (Pavilhão 9), Sih (The Voice 2016), Lucas Nage (The Voice 2018), Ruy Brissac (Intérprete do Dinho dos Mamonas no Musical e no Cinema) entre outros. Também gravou programas na TV Globo, MTV, RedeTV, SBT, Record, Rede Brasil, Rede Cultura, MixTV, Multishow, Jovem Pan, Metropolitana, Rádio Mix, Transamérica e 89fm. Como músico atua no seguimento do Rock (Pop Rock, Rock Clássico, RapRock e SambaRock), Reggae, Sertanejo, Samba, AfroBeat e Gospel. Tony Felix também atua na área de produção técnica como técnico de som (FOH e Monitor), stage manager e roadie, e produção musical como engenheiro de som, produtor musical e arranjador, já tendo trabalhado com Heidenfolk (Holanda), Turn Over (USA), Waves (USA), Less Than Jake (USA), Quicksand (USA), Amores Saint (USA), Neck Deep (UK), Citizen (USA), Slaves (USA), Toy Dolls (UK), Nothing But Thieves (UK), Of Montreal (USA), Samsara Blues Experiment (Alemanha), Eyehategod (USA), Azealia Banks (USA), Gang of Four (UK).
Silvia Dozzi
Professora de Piano , Flauta Doce e Musicalização
Carreira desenvolvida na área de educação musical com mais de 30 anos de experiência como educadora e instrumentista - piano e flauta doce.
Coordenação e Implantação de Projetos Musicais em escolas, empresas e prefeituras.Responsável pela coordenação e supervisão de cursos, oficinas , seminários de formação e treinamento musical para professores.
Habilidade na formação de eventos e apresentação de alunos.