VOLUME VOCAL OU POTÊNCIA VOCAL
Cuidados com o Volume Vocal
Os profissionais da voz, como podemos chamar os artistas que utilizam a voz em geral: locutores, políticos e em especial, os cantores, necessitam de disciplina para com os cuidados da saúde vocal.
Se é o seu caso, a primeira coisa que precisa de atenção é a respiração. A respiração tem 2 movimentos: Inspiração e Expiração. Quando inspiramos, o pulmão se enche de ar e o famoso Diafragma se abaixa, já que é empurrado pelo ar que está no pulmão e quando expiramos ele sobe, pois o ar sai do pulmão.
O Pulmão e o diafragma fazem parte de uma refinada orquestração respiratória.A Voz é um instrumento de sopro, sabia? Quando ao expirar, vibramos a prega vocal (corda vocal) , emitimos o som que poderá se transformar em canto.
O Aquecimento da voz é muito importante , já que a prega vocal é um músculo.
A ampliação do volume da voz vai ocorrer por meio do aumento da pressão do ar na expiração. Sentir os movimentos que envolvem a respiração, a movimentação das costelas, e tudo o que acontece com o nosso corpo quando inspiramos ou expiramos é essencial no canto e também para aumentar o volume da voz.
Mas atenção: nada disso terá bom resultado se você não cuidar também do relaxamento mental e da consciência corporal. Ele é fundamental para que o seu cantar seja saudável.
Para começar a aumentar seu Volume Vocal
. Observe se quando você inspira sua barriga "vem pra frente" (o ar entra no pulmão e empurra a barriga) e quando você expira sua barriga "encolhe" (o pulmão se esvazia).
- Inspire e expire 10 vezes. A inspiração profunda e cadenciada fará seu corpo compreender a forma correta de respirar.
- Observe suas costelas inferiores se abrindo na parte de traz do corpo.
- provoque pequenas gargalhadas e perceba a movimentação do seu diafragma.
- Lembre-se: a ajuda de um profissional experiente é imprescindível para o sucesso de quaisquer técnicas de canto, além do tempo.
- O ideal para o cantor, além de um bom professor de canto é o acompanhamento de um fonoaudiólogo .